Ouça ao vivo

Contratação para cargos altos sobe 7% na região de Campinas

A contratação de executivos para cargos de liderança na região de Campinas cresceu 7%. Os dados levam em conta o período de 12 meses entre março de 2017 e 2018 e foram registrados em todos os segmentos da indústria.

O levantamento é da Exec, consultoria especializada na seleção de executivos para o alto escalão. Para um dos sócios, Daniel Cunha, o índice não só indica a volta dos investimentos, mas pode gerar ainda mais vagas de emprego.

Para ele, como os novos contratados ocupam posições de comando, a chance de reestruturação nos setores pelos quais respondem é grande e por isso também existe a chance de abertura de oportunidades em funções mais baixas.

Os profissionais da área comercial puxaram a fila entre as contratações em 2017 e ocuparam a primeira posição entre os perfis mais procurados pelas empresas: 24% das vagas. Logo depois está a área de finanças, com 15,2% dos cargos.

O balanço tem ainda engenheiros com perfil industrial, 14,5%, e executivos de logística, compras e operações, 9,3%. Mas o sócio da consultoria especializada vê outro resultado como indício de recuperação do mercado em toda a região.

Isso porque o índice de novas posições chega a 25% atualmente, o que faz Daniel Cunha comparar os números com o momento pré-crise. Segundo ele, 2008, por exemplo, foi o último ano em que os índices foram tão positivos.

Entre as posições analisadas pela Exec entre 2016 a 2017, 70% se referem à substituição e 30% à criação de vagas. Em 2016, as substituições superavam os 85%, o que comprova a abertura de novos cargos nos últimos 12 meses.

Paralelo a isso, os salários no ambiente corporativo voltaram a apresentar crescimento em Campinas e região após quatro anos consecutivos de queda. A alta é de 15,3% em relação a 2016. Na comparação com 2015, chega a 22,5%.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.