Ouça ao vivo

Jovem em tratamento no Boldrini ganha medalha em Olimpíada de Matemática

Foto: Valéria Hein

Oziel de Oliveira Costa Júnior, em tratamento contra o câncer no Centro Infantil Boldrini, em Campinas, conquistou medalha de bronze na 13ª OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Ele conquistou o título, após se dedicar aos estudos no próprio hospital.

O jovem de 18 anos descobriu a leucemia aos 16. Mas, mesmo com toda a dificuldade causada pela luta contra a doença não o desanimou. Fez e foi vencedor. Mas, nos dois primeiros meses, quando o tratamento é mais difícil, ele lembra não ter sido fácil manter a motivação.

Ele conclui o ensino médio no próprio hospital, numa sala especial para os pacientes continuarem os estudos. A pedagoga do Boldrini, Cibele Bittencourt Carvalho, conta que a dedicação do jovem surpreendeu e emocionou a todos no Hospital. Ela explica que Oziel concorreu com jovens de todo o Brasil, numa prova com alto grau de dificuldade.

Oziel agora, mantém a rotina de estudos visando passar no vestibular para Medicina. Oziel é de Goiabeira, cidade do estado de Minas Gerais.  Após o diagnóstico, se mudou com a família para Campinas, para se tratar no Centro Infantil Boldrini, considerado referência na América Latina no tratamento contra o câncer.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.