O homem que sofreu um ataque de abelhas na Rua Orlando Carpino, em Campinas, no dia 27 de setembro, morreu na madrugada desta quinta-feira. O publicitário José Akio Kurosawa tinha 60 anos e estava internado em estado grave no Hospital de Clínicas da Unicamp. Ele trabalhava perto do terreno onde estava a colmeia, próximo ao balão do Castelo, e foi atendido pelo Corpo de Bombeiros.
O ataque foi motivado por uma obra, que ocorria no local, aliada ao calor excessivo, que irritaram as abelhas. Como explica o médico veterinário da unidade de vigilância de zoonoses de Campinas, Claudio Castagna. Acidentes graves com abelhas são raros. Mas, Claudio Castagna alerta que estamos em época de reprodução da espécie, quando ocorre o enxame migratório e o consequente aumento de abelhas e enxames.
Ele explica que as abelhas com ferrão, da espécie conhecida como Europa Africanizada, podem ser controladas ou monitoradas. A orientação da unidade de vigilância de zoonoses quando identificada a presença de um enxame é não mexer. No caso da Rua Orlando Carpino, o enxame foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e não oferece mais risco para a população.