Ouça ao vivo

Operação Ouro Verde: ex-secretário é preso ao chegar em Viracopos

Silvio Bernardin foi preso ao chegar ao Aeroporto de Viracopos (Foto: Danilo Braga)

O ex-secretário de assuntos jurídicos de Campinas, Silvio Bernardin, exonerado nesta quinta-feira após mandado de prisão na Operação Ouro Verde, foi detido ao chegar no Aeroporto de Viracopos no meio da tarde.

Bernardin estava em Brasília onde participou na última quarta-feira de um encontro com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Tofolli, para pedir cooperação com a Frente Nacional de Prefeitos no processo de pagamento de precatórios dos municípios. Ele representou o prefeito Jonas Donizette (PSB) na reunião.

Assim que desceu no terminal, se entregou aos Policiais Federais. Bernardin estava acompanhado pelo advogado dele, Alexandre Sanches Cunha. Ele foi escoltado pelos policiais, desde o saguão de desembarque de Viracopos até a base da PF no terminal, e se manteve o tempo todo calado mas teve que ouvir xingamentos e vaias de quem estava por lá. 

Bernardin foi levado pela Polícia Militar até a Segunda Seccional de Campinas (Foto: Danilo Braga)

Da Polícia Federal, o ex-secretário foi encaminhado à 2º Delegacia Seccional de Campinas onde foi registrado um Boletim de Ocorrência. Lá o advogado dele, Alexandre Sanches Cunha, comentou apenas que Bernardin pediu para ser exonerado para que possa se defender e que pretende esclarecer os fatos.

Já com relação às questões voltadas a Operação Ouro Verde e as acusações que recaem sobre o ex-secretário, o advogado disse que irão se manifestar apenas nos autos do processo. Da delegacia, Bernardin foi encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) para fazer o exame de Corpo de Delito e depois, encaminhado à Araraquara, onde ficará em uma cela especial, prorrogativa constitucional por ser advogado.

Silvio Bernadin é o principal braço político investigado na ação que apura desvios da área da saúde em Campinas e que, com essa terceira fase, já teria desviado cerca de R$ 7 milhões. O agora ex-secretário teria pedido contrapartidas, com as contratações de empresas, ao grupo Vitale, que administrou o Hospital Ouro Verde até o ano passado.

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.