Ouça ao vivo

Campinas registra casos de raiva em morcegos e cresce alerta para a vacinação

Com dois casos confirmados de raiva em morcegos em Campinas neste ano, a Unidade de Vigilância em Zoonoses fez um alerta sobre a necessidade de manter em dia a vacina contra a raiva em cães e gatos a partir dos três meses de idade. Em 2018, foram encontrados 43 casos positivos e os dois de 2019 estão dentro do esperado e não despertam preocupação adicional.

No entanto, a veterinária da Unidade de Vigilância de Zoonoses, Aline Nitsche, afirma ser necessária a vacinação contra a raiva anualmente. Ela explica que a dose é necessária inclusive para os animais que não têm acesso à rua, pois os morcegos podem entrar em contato com eles dentro dos imóveis. A raiva é uma doença letal em praticamente 100% dos casos e nunca se deve tocar em um morcego, vivo ou morto.

É importante lembrar que por serem animais silvestres, de extrema importância para o meio ambiente, matar um morcego é considerado crime ambiental. De acordo com Aline, no caso de serem encontrados morcegos mortos ou com comportamento estranho, a população deve acionar a Unidade de Vigilância de Zoonoses, no número 3245-1219 ou a Defesa Civil, pelo 199.

Em Campinas, há dois postos fixos para a vacinação de cães e gatos, na sede da Unidade de Vigilância em Zoonoses , que fica na Rua dr César Paranhos de Godoy, 333, no Jardim Chapadão, e no Departamento de Proteção e Bem Estar Animal, na Rua das Sapucaias, 115, na Vila Boa Vista. As vacinas são aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. A vacina é gratuita.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.