O que a principio seria mais uma ação do governo Americano para estreitar as relações dos Estados Unidos com a America do Sul, e mais especificamente o Brasil dentro da política da boa vizinhança na década de 40 , acabou se tornando um registro inédito e histórico e de uma importante safra na nossa cultura popular ! O projeto Native Brazilian Music lançada em 1942 reúne dois volumes divididos em oito discos de 78 rotações que trazem as gravações de 16 faixas com a nata da música brasileira do início dos anos 40 com nomes do quilate de Pixinguinha que dominava a flauta pouco poucos além de , Cartola, Donga entre outros quase 30 interpretes e músicos. Essa produção acabou se tornando uma das aventuras mais fascinantes da música brasileira. Durante a segunda guerra mundial, os Estados Unidos organizaram várias ações, na política, economia, turismo e na cultura para manter a sua hegemonia . E através do escritório para assuntos interamericanos , foram organizadas por vários países das Américas uma série de apresentações da Orquestra da Juventude dos Estados Unidos.
O maestro Leopold Stokowski conhecido por reger a trilha sonora para filme Fantasia de Walt Disney , aportou em 07 de agosto de 1940 no Rio de Janeiro abordo do Transatlântico S.S . Uruguai com a Orquestra da Juventude para uma apresentação na Cidade Maravilhosa , E na sequência a essa apresentação iniciou-se dentro do navio uma série de gravações de artistas locais.
Entusiasta da musica brasileira o maestro Stokowski pediu ao amigo Heitor Villa-Lobos que reunisse o que havia de melhor entre cantores e músicos que representassem o melhor do samba, a batucada, emboladas, choros, frevo, maxixe, cantos indígenas e de umbanda e demais estilos para que fosse realizada uma gravação dentro do navio SS Uruguai
Segundo a pesquisadora americana Daniella Thompson que vem se dedicando em trazer a tona a história dessas gravações existem mais 24 faixas que não entraram no projeto Native Brazilian Music lançado em 1942 apenas nos Estados Unidos pela Columbia Records . Aqui no Brasil somente em 1987 em comemoração aos 100 anos de Vila Lobos foi lançado um disco não oficial dessas gravações que hoje pertencem a Sony Music.
Mas naquela noite e madrugada de agosto de 1940 , o que os passageiros e demais convidados, do SS Uruguai puderam conferir no salão do navio foi um verdadeiro desfile da melhor safra artística que a capital federal poderia oferecer e entre tantas gravações muitos daqueles artistas estavam fazendo o primeiro registro fonográfico e entre eles estava Cartola com o coro da mangueira na canção “ Quem me vê sorrindo ” que foi a sua primeira gravação.
Como parte das comemorações ao aniversário de 100 anos de Heitor Villa-Lobos em 1987 foi lançado uma edição não oficial dassas gravações que hoje pertencem a Sony Music.
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Produção
Walmir Bortoletto
Edição
Paulo Girardi