A Infraero, estatal que administrava o aeroporto de Viracopos antes da concessão e que segue responsável pela operação da torre de controle do aeroporto, informou que foram registradas 80 interferências nas comunicações entre aviões e a torre durante o primeiro trimestre deste ano. O número é 77% maior que o total registrado entre 2013 e 2018. Ao longo desses seis anos foram 45 casos.
Apesar disso, não foram registrados problemas no fluxo de aviões ou impacto na segurança operacional, pois procedimentos de contingência operacional foram adotados em alguns momentos. Tais procedimentos envolvem, por exemplo, a troca de frequência de comunicação com os voos.
Um tipo de interferência ocorre quando há a atuação de rádios piratas. Recentemente uma rádio evangélica clandestina foi localizada Parque Universitário de Viracopos, bairro próximo ao aeroporto. Um homem de 38 anos suspeito de ser o responsável pela rádio foi preso, pagou fiança de R$ 1 mil e foi liberado. Equipamentos de rádio foram apreendidos. Todas interferências são comunicadas à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).