Ouça ao vivo

Cresce número de empresas da região que descumprem lei de cotas para inclusão

Mais de 300 empresas da Região Metropolitana de Campinas são investigadas pelo Ministério Público do Trabalho por descumprimento da lei de cotas para inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Os dados, que são referentes ao período entre 2017 e 2019, refletem o desafio permanente deste público na busca por uma oportunidade de emprego. Em 2017, foram contabilizadas 138 intervenções, que incluem autuações, acordos para ajuste de conduta e ações civis públicas, enquanto, em 2018, foram registrados 139 casos. Este ano, até o mês de abril, a Procuradoria já realizou 24 procedimentos.

Os resultados levam em conta não apenas o descumprimento da lei de cotas, mas também problemas relacionados à questão da acessibilidade nas empresas. A dificuldade que as pessoas com deficiência encontram para buscar trabalho por causa da postura adotada por empresas é uma realidade em Campinas. O Centro Interdisciplinar de Atenção à Pessoa com Deficiência da PUC Campinas promove o desenvolvimento de competências e habilidades cognitivas, motoras e sociais das pessoas com deficiência, a partir dos 14 anos, visando a preparação, ingresso e permanência no mercado de trabalho.

Uma das maiores dificuldades encontradas hoje, é a colocação de barreiras pelas empresas na hora da contratação de pessoas com deficiência. O gestor do CIAPD, Vanderlei Palandrani Júnior, afirma que as empresas não podem enxergar as pessoas com deficiência como um problema. Essa realidade é vivida por Matheus Rosin Braguetto, aluno do CIAPD. Ele estava trabalhando em uma empresa e não teve seu contrato renovado. Os interessados em participar das oficinas devem entrar em contato com o CIAPD pelo e-mail ciapd@puc-campinas.edu.br para agendar uma visita ao local.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.