Um trecho de 1,8 km do BRT nas avenidas Ruy Rodriguez e Camucim, que fica entre o Spazio Ouro Verde e a Avenida Aglaia, foi liberado para circulação de veículos nas faixas exclusivas. Com a liberação, ao todo serão beneficiados 31 mil passageiros do transporte coletivo, com destaque para os usuários da região do Bairro Vida Nova. A passageira Teresinha Siqueira Santos começou a sentir a diferença.
Além disso, o trecho terá mais fluidez viária para os demais veículos. O traçado conta com piso rígido de concreto, que é mais resistente, o que reduz a necessidade de manutenção. A prefeitura anunciou que o local recebeu nova reconfiguração, com mais segurança para pedestres e motoristas. Mas, para o pedestre Adelino Dias, a liberação do trecho está incentivando a alta velocidade dos motoristas, porque foram retiradas as lombadas, sem que fosse colocado outro dispositivo de segurança.
Os comerciantes também não gostaram da nova configuração por inviabilizar o retorno para quem vai no sentido bairro da avenida Rui Rodrigues, na altura da avenida Arimana, o que prejudicou muito o comércio nesta Avenida. O comerciante Manoel Tavares explica que o motorista precisa circular por todo o bairro Jardim Mercedes num percurso de meio quilômetro para fazer o retorno até a Avenida Arimana. A Avenida Arimana tem muitos estabelecimentos comerciais e é via de acesso o rodovia Santos Dumont parque industrial e aeroporto de Viracopos.
Resposta da Emdec sobre o trecho liberado:
Como amplamente divulgado, a entrega do trecho liberado é referente ao pavimento rígido de concreto, que foi aberto para a circulação de veículos. E não contempla as demais especialidades, como acessibilidade, recapeamento e sinalização. As obras continuam e estão em pleno andamento.
No trecho liberado para circulação serão implantadas três estações (Coacyara, Arymana e Vista Alegre). As obras continuam no entorno e no canteiro do trecho de via liberado.
Mais uma vez a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) reafirma que a conclusão total das obras de implantação do BRT no município está prevista para meados de 2020. Mas, para minimizar os transtornos à população, a Administração municipal está liberando para a circulação de veículos trechos com o pavimento concluído.
Já ocorreu uma liberação de trecho viário ligado ao Corredor Perimetral em maio. Para julho está prevista uma liberação de 4,25 km na Avenida John Boyd Dunlop, em trecho do BRT Campo Grande, entre o viaduto da Rodovia dos Bandeirantes e o viaduto da linha férrea, no Jardim Florence. O pavimento, que é a parte mais “pesada” da obra, é liberado para circulação; e os detalhes adicionais, como os citados acima, são finalizados na sequência.