Após 19 dias em operação, os 32 radares instalados em Valinhos serão checados pelo Inmetro e pelo Ipem. Com isso, a fiscalização eletrônica está suspensa na cidade e todas as infrações registradas desde 3 de junho serão desconsideradas.
A medida foi adotada pela prefeitura, que entendeu que os equipamentos espalhados por diversas vias do município precisavam passar por averiguação de qualidade. A intenção é que eles voltem a funcionar a partir de 1º de julho.
Após as instalações em locais como a Avenida Invernada, a Rua Campos Salles e a Estrada do Jequitibá, a população reclamou do número de dispositivos e da falta de sinalização informando sobre o funcionamento do sistema eletrônico.
Mas o secretário de Mobilidade Urbana, Mauro Andrino, negou haver exagero e atribuiu a decisão à necessidade de prevenir e evitar acidentes. Os radares monitoram excesso de velocidade e avanço de sinal e de faixa de pedestres.
Entre os pontos que contam com os equipamentos está o cruzamento entre as avenidas dos Esportes e Joaquim Alves Correia nos dois sentidos, assim como os dois lados da Rodovia Flávio de Carvalho a Rua Clark, na região central.