CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Doador de medula de Campinas terá isenção de taxa de inscrição em concurso público municipal

Uma Lei que isenta os doadores de medula óssea de taxa de inscrição em concursos públicos municipais foi sancionada nesta segunda-feira pelo prefeito de Campinas em exercício, Henrique Magalhães Teixeira.

Doador de medula de Campinas terá isenção de taxa de inscrição em concurso público municipal
Foto: Valéria Hein

Uma Lei que isenta os doadores de medula óssea de taxa de inscrição em concursos públicos municipais foi sancionada nesta segunda-feira pelo prefeito de Campinas em exercício, Henrique Magalhães Teixeira. Ele explica que a nova norma passa a valer a partir da publicação no Diário Oficial, nesta terça-feira, mas não contempla o concurso que está em andamento, uma vez que o edital do atual concurso foi publicado antes da Lei ser sancionada.

A Lei é de autoria do vereador Paulo Haddad, do Cidadania. Ele explica que mesmo dentro de uma família a chance de haver um doador compatível é de apenas 25%, por isso é tão importante ser doador. O Doador pode nunca ser convocado. Mas, caso seja, o procedimento para a doação tem risco praticamente zero de complicação.

De acordo com o Secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Souza, há duas maneiras de realizar o procedimento. De forma de cirúrgica, com alta no mesmo dia, ou através de uma máquina que coleta a célula tronco do sangue periférico, sem necessidade de cirurgia. Para ser doador é preciso ter de 18 a 55 anos e não ter problemas de saúde. O cadastro pode ser feito no Hemocentro mais próximo.

Conteúdos