O número de focos de queimadas diminuiu consideravelmente nos meses de estiagem deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2018. Foram 63 ocorrências registradas de 1º de maio a 26 de atrássto contra 212 no ano anterior. Apesar da boa notícia, a situação ainda exige muito cuidado, uma vez que o número de queimadas cresceu nos últimos dias. Somente nesta segunda e terça feira foram 15 notificações.
Os dados são da Defesa Civil de Campinas que, desde o ano passado, adotou o sistema de notificação de queimadas por meio do monitoramento via satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Segundo o coordenador regional da Defesa Civil, Sidnei Furtado, o aumento dos registros nos últimos dias preocupa, mas não foge da normalidade do período, que é o mais seco do ano. De todo modo ele afirma que é preciso continuar com os trabalhos de prevenção.
A Defesa Civil informou ainda que tem intensificado a cada ano o trabalho preventivo, ajudando a combater focos de incêndios na cidade. Os treinamentos têm sido constantes e as vistorias preventivas aumentaram de um ano para o outro também. Foram 166 de maio a 26 de atrássto de 2018 para 291 no mesmo período de 2019.