Ouça ao vivo

Cidade Judiciária tem ato contra lei de abuso de autoridade

Foto: Leandro Las Casas

Juízes, promotores e policiais se reuniram na Cidade Judiciária, em Campinas, contra a sanção da lei do abuso de autoridade. A manifestação no fim da tarde desta quinta-feira aconteceu no Bloco A do local e teve a participação de dezenas de pessoas.

O Juiz de Direito da 2ª Vara da Fazenda Pública da cidade, Wagner Roby Gídaro, foi quem organizou e convocou o protesto. Juiz diretor da Associação Paulista de Magistrados em Campinas, Gídaro reclama que o projeto não teve debate amplo.

Além disso, argumenta que vê conflito direto entre a proposta e investigações dos crimes de corrupção e do colarinho branco.

A lei prevê mais de 30 ações consideradas abuso de autoridade, com penas que variam de seis meses a quatro anos de prisão. Serão crime atitudes que prejudicam outra pessoa ou beneficiam a si mesmo ou a terceiro, assim como por capricho ou satisfação.

A proposta cita servidores e membros dos três Poderes, do Ministério Público, tribunais e conselhos de contas e Forças Armadas.

Mas para os críticos do projeto, como o juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública de Campinas, Wagner Roby Gídaro, falta clareza. Alegando que o texto é “contrário à melhor técnica legislativa”, Gídaro pede que o presidente, Jair Bolsonaro, do PSL, não faça a sanção.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.