CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

RMC cria 2,8 mil postos de trabalho em julho, mas valor dos salários cai 20%

A Região Metropolitana de Campinas interrompeu a série negativa e gerou 2,8 mil novas vagas de trabalho no mês de julho. O setor de serviços e a construção civil puxaram

RMC cria 2,8 mil postos de trabalho em julho, mas valor dos salários cai 20%
Reprodução

A Região Metropolitana de Campinas interrompeu a série negativa e gerou 2,8 mil novas vagas de trabalho no mês de julho. O setor de serviços e a construção civil puxaram o desempenho positivo. A maioria das vagas ofertadas foi ocupada por pessoas mais jovens, que passaram a receber um valor 20% menor do que a remuneração média geral do período. Os dados foram apresentados pelo Observatório da PUC-Campinas, que analisou as informações disponibilizadas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados.

Seguindo a tendência dos últimos meses, grande parte dos contratados está inserida na faixa de 18 a 24 anos. Os jovens presentes neste intervalo de idade foram responsáveis pela ocupação de 1.885 postos de trabalho, o correspondente a 66,7% do total de vagas oferecidas. Segundo a economista e professora que coordenou a análise, Eliane Rosandiski, os números indicam a substituição de profissionais mais velhos como estratégia de redução de custos.

O Observatório da PUC-Campinas informou ainda que o resultado apresentado, embora positivo, ainda não indica uma recuperação da economia. Os setores industriais, essenciais para sustentar a dinâmica da geração de empregos, tiveram outra vez um desempenho abaixo da expectativa. No total, foram 159 novas vagas preenchidas, sendo 101 para o segmento metalúrgico.

Compartilhe

Conteúdos