CBN Ribeirão 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Simpósio no TRT 15 aponta 700 mil menores em situação de trabalho forçado no Brasil

O centenário da Organização Internacional do Trabalho foi comemorado pelo TRT 15, em Campinas, com um simpósio sobre o tema. Para a Organização Internacional do Trabalho, uma condição fundamental para

Simpósio no TRT 15 aponta 700 mil menores em situação de trabalho forçado no Brasil
Foto: Denis Simas/ TRT15

O centenário da Organização Internacional do Trabalho foi comemorado pelo TRT 15, em Campinas, com um simpósio sobre o tema. Para a Organização Internacional do Trabalho, uma condição fundamental para a superação da pobreza e a redução das desigualdades sociais é o Trabalho decente.

De acordo com a oficial técnica em princípios e direitos fundamentais, Thais Dumêt Faria, para garantir a governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável de um país é preciso  que haja condições dignas de trabalho para a população. Ela promoveu uma discussão sobre a luta do Ministério Público do Trabalho em erradicar o trabalho infantil e forçado apontando que mais de 700 mil crianças e adolescentes estão em situação de trabalho forçado, sendo 200 mil atuando no trabalho doméstico.

Promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade foi um tema muito debatido.  Com destaque para a desigualdade de oportunidades para as mulheres. A procuradora do trabalho, Danielle Olivares Corrêa Masseran representa a região de Campinas numa coordenadoria nacional sobre o tema.

Danielle citou dados estatísticos do IBGE que apontam que a mulher continua não tendo acesso às mesmas oportunidades que o homem no mercado de trabalho, com remuneração mais baixa e reduzida porcentagem de casos em que chega a cargos de chefia. O Brasil é um dos membros fundadores da instituição e participa da Conferência Internacional do Trabalho desde sua primeira reunião.

Conteúdos