Ouça ao vivo

Viracopos realiza assembleia de credores para tentar resolver dívida de R$ 2,88 bi e evitar falência

Foto: Valéria Hein

Uma assembleia de credores, na tarde desta quinta-feira, para tentar solucionar a dívida de R$ 2,88 bilhões do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, tem como objetivo colocar em votação o plano de recuperação judicial elaborado pela concessionária que administra o terminal, a Aeroportos Brasil.

A expectativa da concessionária é impedir a falência do Aeroporto e resolver a crise financeira, se mantendo na administração do terminal. Essa é a segunda assembleia de recuperação judicial de Viracopos. A primeira, no dia 28 de junho, foi encerrada logo no início por falta de quórum, que é no mínimo 50% + 1 de cada uma das três classes de credores.

A segunda chamada prevê que o plano seja votado independentemente da quantidade de pessoas presentes. A reunião desta quinta, num espaço de eventos na Vila Industrial, inclui membros da concessionária, credores e a juíza da 8ª Vara Cível de Campinas, responsável pelo processo de recuperação.

As dívidas incluem débitos com o BNDES e bancos privados, além de fornecedores e outorgas fixas e variáveis com a Anac. A crise em Viracopos se agravou em julho de 2017, quando a Aeroportos Brasil chegou a anunciar a devolução da concessão ao Governo.

Mas Legislação determina que é preciso um decreto para que essa medida seja regulamentada, o que ainda não aconteceu. A Infraero detém 49% das ações de Viracopos. Os outros 51% são divididos entre a UTC Participações (48,12%), Triunfo Participações (48,12%) e Egis (3,76%).

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.