Dezenas de instituições da sociedade civil organizada estão se unindo em um movimento de resistência contra a flexibilização da Lei 9658 que visa desmembrar os planos de saúde em todo o país. O movimento é encabeçado pela Associação Paulista de Medicina. De acordo com o Diretor de Defesa Profissional da entidade Marun David Cury, a proposta da flexibilização é criar mini planos de saúde com planos individuais em nível ambulatorial. O problema segundo ele é que a questão não vem sendo trabalhada com o segmento médico e nem com a população que será a maior prejudicada.
Segundo a Coordenadora Executiva da Associação de Defesa dos Usuários de Seguros,Planos e Sistemas de Saúde, Renê Patriota, a proposta é puramente mercadológica.
A proposta para a flexibilização dos planos de saúde ainda não entrou na pauta de discussão na câmara, mas já existe ate um abaixo assinado virtual que tanta impedir. O abaixo assinado está sendo encabeçado pelo IDEC , o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. De acordo com o diretor de relações institucionais da entidade, Igor Britto, a proposta é chamar a atenção da população e dos próprios parlamentares.
O abaixo assinado virtual criado pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor pode ser acessado no (https://idec.org.br/campanha/saude-so-por-inteiro ). Outro canal para ter saber mais sobre o assunto é o portal frentecontraos ataquesdosplanosdesaude.com.br. O portal criado pela Associação Paulista de Medicina será colocado no ar na quarta-feira, 30 de outubro.