Os podcasts já caíram no gosto popular do brasileiro. Fato que é comprovado pelo volume de conteúdos que são produzidos e disponibilizados diariamente nas plataformas de streaming. Existe hoje um número gigantesco de podcasts, com uma característica única, quando comparado aos meios de comunicação tradicionais: a atemporalidade. Esses conteúdos não são datados e nem substituídos após a publicação na internet. Isso permite que o material fique para sempre disponível e atual para qualquer pessoa interessada.
E muita gente percebeu isso. Cris Fernandes é uma dessas pessoas. Criadora do Podcast Ideias Negras, ela afirma que este tipo de mídia tem um potencial enorme, já que pode debater temas de interesse da sociedade, com tempo necessário para aprofundar os assuntos. O tempo de duração de um podcast, aliás, é ilimitado. Como há a possibilidade de se consumir os conteúdos ao mesmo tempo em que realiza outras atividades, as pessoas se mostram mais abertas a ouvirem os áudios Produtor do Podcitário, Caio Costa, afirma que o leque de opções oferecidos por podcasts é muito interessante. Ele entende que quem produz esse tipo de conteúdo, pode surfar entre o entretenimento e a comunicação.
Publicitária e produtora de podcasts, Ira Crofit, afirma que os veículos de comunicação devem olhar com atenção às transformações digitais que o mundo está presenciando. Segundo ela, já é consenso entre os especialistas que os podcasts são ferramentas de informação. Seguidores de mídias tradicionais estão envelhecendo e cada vez mais é evidente que a geração mais jovem utiliza de recursos online para se informar. E o podcast vem se consolidando como a principal forma de diálogo com esse público. A partir desta sexta-feira, você acompanha as novidades sobre os novos conteúdos digitais da CBN Campinas no portal cbncampinas.com.br.