Ouça ao vivo

Estudantes campineiras estão em torneio nacional de Matemática

Quatro estudantes de Campinas estão entre as 250 participantes na primeira edição do TM² Torneio Nacional Meninas na Matemática. O torneio foi criado pelo IMPA _Instituto de Matemática Pura e Aplicada, entidade organizadora da Olimpiada Brasileira de Matemática.
O evento é dirigido às alunas do 8º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio matriculadas em escolas públicas ou privadas de todo o território brasileiro.

De acordo com o diretor do IMPA, Marcelo Viana a proposta do torneio de matemática só para meninas é incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas, com foco na matemática e aumentar a representatividade das mulheres. Segundo ele, o índice de medalhistas na Olimpíada é muito baixo. No nível 3, que engloba os alunos do ensino médio as meninas representaram apenas 10%.

Entre as 250 participantes do torneio nacional está a estudante campineira Beatriz Rittner Coelho, de 17 anos. Ela estuda no Cotuca, num grupo que tem apenas 4 meninas cursando eletrotécnica. A estudante explica que ficou surpresa com o convite e a expectativa não é muito alta por conta do grande numero de participantes, porém, está otimista. Experiencia em ganhar concursos de matemática ela já tem.

Além de Beatriz Rittner Coelho, irão representar Campinas no torneio as estudantes Júlia Ramirez Vidoto, Letícia Barbieri e Sabrina Carvalho Brunelli. As provas serão aplicadas nesta quinta-feira, dia 17, e as meninas terão 4 horas e meia para resolver as questões nos locais específicos. De acordo com o diretor do IMPA, Marcelo Viana, o torneio nacional Meninas na Matemática, a TM² servirá como primeiro teste de seleção das quatro alunas que representarão o Brasil na European Girls’ Mathematical Olympiad, cuja próxima edição será em Egmond, na Holanda.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.