Apenas 15% das empresas da RMC têm mulheres em cargos de presidência, aponta pesquisa da ABRH

No quadro Panorama Empresarial deste sábado (30 de novembro), o Programa Um a Um com Eduardo Santana recebeu a presidente da regional Campinas da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) Fabiola Lencastre. Ela comentou sobre um tema importante envolvendo diretamente as mulheres: a baixa presença em cargos de presidentes nas empresas da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Segundo estudo realizado pela entidade, o levantamento apontou que para 28,95% das entrevistadas, ainda é preciso hoje em dia comprovar capacidades técnicas para exercer funções. O fato, segundo as profissionais, é a principal barreira para evoluir na carreira.

A Região Metropolitana de Campinas (RMC), segunda maior do Estado de São Paulo, congrega 20 municípios, onde vivem 3,2 milhões de habitantes (IBGE). Uma das mais dinâmicas no cenário econômico, a região representa 8,75% do PIB paulista.

“Quando realizamos uma pesquisa em torno do número de mulheres que ocupam cargos decisórios, constatamos que apenas 51,28% das empresas aderem ao perfil de liderança feminino e apóiam a gestão dessas profissionais para a linha estratégica”, diz Fabiola Lencastre, presidente da Regional Campinas da ABRH-SP. “O percentual, além de muito tímido, é preocupante, frente à gama de empresas de todos os setores que temos na RMC”, completa.

Na pesquisa, outro número chama a atenção é o índice de 28,95% de mulheres que sentem que precisam comprovar que têm capacidade técnica para exercer suas funções. “Como mulheres, nos sentimos nos primórdios da história, tentando mostrar que somos competentes e capazes de gerar resultados diante dos desafios, tanto de especificidade técnica quanto de gestão”, afirma Fabiola.

Texto: Marcelo Oliveira – Comunicação Estratégica Campinas – Assessoria de Imprensa do BNI Planalto Paulista

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Vigilantes são presos após manterem homem em cárcere em Americana

Quatro vigilantes foram detidos pela Polícia Civil após manterem um homem de 27 anos preso em uma cela improvisada, na região da linha férrea sob o viaduto da Avenida da Amizade, em Americana, na tarde desta segunda-feira (16). Eles integram uma empresa terceirizada responsável pela segurança da linha férrea, contratada pela concessionária Rumo Logística.  

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.