Ouça ao vivo

Cuidados com os pets devem ser tomados durante as festas de fim de ano

Em toda a virada de ano, a mesma história: queima de fogos à meia noite e um barulho ensurdecedor por toda a cidade. É verdade que o espetáculo é muito bonito, mas ele traz problemas sérios, principalmente quando falamos dos animais. Os cães são os bichos que mais sofrem com o barulho provocado pelos estouros. Os pets ficam tão assustados que podem desenvolver problemas graves de saúde ou ainda se acidentar. Para evitar que o cachorro sofra durante a virada do ano, os donos podem tomar algumas providências. O ideal é transportar o animal para algum lugar mais tranquilo, mas nem todo mundo tem essa opção.

Uma alternativa é abafar o barulho dos fogos, colocando os cães em um quarto fechado, com uma música ou com a TV num volume mais alto. Outra opção é buscar os hoteizinhos para animais, que são preparados para confortar os bichos durante a queima de fogos. Elza Wendel hospeda cães e gatos em casa e garante que sob seus cuidados, nenhum animal sofre com a tradicional queima de fogos no ano novo. Segundo ela, com a presença de pessoas e alguns cuidados básicos é possível preservar a saúde dos bichos. Deste modo, Elza afirma que muitas pessoas procuram o serviço. “Entram muitos clientes novos nessa época do ano. Principalmente entre os dias 31 e primeiro. As vezes a pessoa vai ficar em casa, mas prefere deixar seu pet num hotel, para evitar esse tipo de problema. Aqui, nós colocamos os cachorros num quarto, ligamos uma música num volume mais alto e ficamos com eles por mais de meia hora, até os fogos acabarem. Nunca houve nenhum problema provocado pelo barulho”, garante.

Em Campinas, uma lei proíbe a queima de fogos, mas o que se viu nos últimos anos é um desrespeito total ao texto. O advogado e professor Marcelo Monteiro, disse que para aplicar alguma punição em alguém que eventualmente esteja soltando fogos é preciso comprovar se houve dolo relacionado, por exemplo, aos maus tratos dos animais ou à perturbação pública.“Na verdade você tem uma punição teórica, porque tanto na lei de contravenções penais pode incidir em perturbação do sossego alheio como na lei de crimes ambientais pode caracterizar maus tratos dos animais. Só que para isso tudo, é necessário o dolo, ou seja, a intenção de perturbar o sossego alheio ou maltratar os animais. Nessa queima de fogos não há esse dolo específico, então não incidiria na questão criminal”, afirma.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.