CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Falta de política pública prejudica prevenção do câncer de pele

De acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer, o INCA, o câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil. A cada ano

Falta de política pública prejudica prevenção do câncer de pele
De acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer, o INCA, o câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil. A cada ano são registrados cerca de 180 mil novos casos. O tipo mais comum é o câncer da pele não melanoma. Neste caso, a letalidade é baixa, […]

De acordo com os dados do Instituto Nacional do Câncer, o INCA, o câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil. A cada ano são registrados cerca de 180 mil novos casos.

O tipo mais comum é o câncer da pele não melanoma. Neste caso, a letalidade é baixa, porém, os números são altos.

A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Essas células se dispõem formando camadas e, de acordo com as que forem afetadas, são definidos os diferentes tipos de câncer.
Os mais comuns são os carcinomas basocelulares e os espinocelulares.

Mais raro e letal que os carcinomas, o melanoma é o tipo mais agressivo de câncer da pele. O grande problema segundo a dermatologista Lissa Sabino de Matos Wegher, do Hospital da Puc-Campinas é que grande parte da população não faz uso do filtro solar.  Segundo ela falta informação e politicas públicas para encarar o problema no país.

O câncer da pele  pode se assemelhar a pintas, eczemas ou outras lesões benignas. Porém, somente um exame clínico feito por um médico especializado ou uma biópsia podem diagnosticar o câncer da pele, por isso a importância de consultar um dermatologista.

De acordo com a dermatologista Lissa Sabino de Matos Wegher, para identificar as pintas é utilizada a regra do ABCDE. Dentro da regra são analisadas a pintas simétricas, bordas irregulares, coloração e diâmetro.

Para conscientizar e orientar a população sobre o câncer da pele o mês de dezembro foi instituído pela Sociedade Brasileira de Dermatologia como Dezembro Laranja , mês dedicado a prevenção em todo o país. Quando descoberto no início, o câncer da pele  tem mais de 90% de chances de cura.

Conteúdos