CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Fazenda combate transferência irregular de ICMS

Nove empresas de oito cidades da Região Metropolitana de Campinas foram alvos de uma operação da Secretaria Estadual da Fazenda e Planejamento contra um esquema de transferência irregular de créditos

Fazenda combate transferência irregular de ICMS
Foto: Divulgação

Nove empresas de oito cidades da Região Metropolitana de Campinas foram alvos de uma operação da Secretaria Estadual da Fazenda e Planejamento contra um esquema de transferência irregular de créditos acumulados do ICMS. O subcoordenador de Fiscalização da pasta estadual, Vítor Manuel dos Santos Alves Júnior, explica que todas as transações envolvendo crédito acumulado são feitas eletronicamente por um sistema específico, o e-CredAc, que gera um visto.

A irregularidade acontece, segundo ele, porque contribuintes têm sido ludibriados por supostos consultores, que oferecem serviços com a promessa de minimizar o pagamento de tributos por meio da compra de créditos de ICMS. “Toda transferência de crédito acumulado entre contribuintes tem que ser feita pelo sistema. E aí a Fazenda cruzou as informações e já tem 99% de certeza que esses lançamentos foram efetuados sem respaldo técnico, jurídico e legal”, diz.

Em alguns casos, os créditos sequer existem. E, para enganar os contribuintes, os estelionatários utilizam documentação falsificada e chegam a mostrar imagens e prints de telas de sistemas do Fisco deliberadamente modificados. A apuração é de que R$ 90 milhões deixaram de ser recolhidos aos cofres paulistas entre 2018 e 2019. Ao todo, 27 contribuintes foram notificados. Entre as cidades envolvidas da RMC, estão Valinhos, Paulínia, Sumaré e Mogi Mirim.

Conteúdos