Ouça ao vivo

Indústria do chocolate tem alta e revendedores comemoram

A produção de chocolates no Brasil registrou aumento no 1º semestre de 2019, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas, a Abicab. As indústrias do setor produziram 277 mil toneladas, número 2,5% superior ao 1º semestre do ano anterior. Os dados de 2019 também reforçam a tendência de retomada do setor, já registrada no último ano. Em 2018, a produção total alcançou 761 mil toneladas, incluindo achocolatados em pó, sendo 6,5% maior em relação a 2017.

O presidente da Abicab, Ubiracy Fonsêca, explica que, na medida em que o poder aquisitivo da população melhora, o consumo de chocolate aumenta. “O nosso produto é muito bem aceito. O consumidor tem uma preferência, ele quer consumir mais. O grande problema está relacionado ao poder aquisitivo. Na hora em que a economia e as condições de trabalho melhoram um pouco e o desemprego diminui, o consumo aumenta”, afirma. Para o comércio, os resultados apresentados pela indústria significam um alento após anos de crise econômica. Em Campinas, a situação não é diferente. Marcos Porcari é proprietário de uma loja especializada no produto no Centro da cidade. Segundo ele, as vendas aumentaram em 2019. “A gente tem percebido um aumento nas vendas, uma procura maior pelo produto, pelo presente. Isso tem refletido aqui na loja, principalmente no segundo semestre”, pontua.

Segundo dados da Euromonitor, o Brasil ocupa o sexto lugar no ranking global em volume de vendas no varejo. A estimativa é de que 275 mil toneladas tenham sido vendidas em 2018, quando o setor registrou faturamento de cerca de R$ 13 bilhões, 6% superior a 2017.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.