Máquina revolucionária transforma cascas da fruta em copos descartáveis

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Com mais de 3 metros de altura e com um compartimento com capacidade para armazenar mais de mil e quinhentas frutas, a máquina transforma as cascas da fruta em suplemento para a impressão 3d de copos descartáveis para armazenar o suco.

clique no player abaixo para ouvir o programa na integra:

 

O designer italiano Carlo Ratti desenvolveu uma máquina que faria os filmes da década de 80 darem pulos de alegria. Em parceria com a ENI, multinacional petroleira da Itália, eles criaram um aparelho que espreme laranjas para criar suco.

Você pode estar se perguntando o que de inovador pode ter nisso, mas a máquina realmente aproveita tudo! Com mais de 3 metros de altura e com um compartimento com capacidade para armazenar mais de mil e quinhentas frutas, a máquina transforma as cascas da fruta em suplemento para a impressão 3d de copos descartáveis para armazenar o suco. 

Além disso, o bagaço da laranja é transformado em combustível para fazer com que a máquina continue funcionando. Ratti, acredita que as próximas funcionalidades da máquina, denominada de feel the peel, sinta a casca, em tradução livre, incluirão transformar o material em tecido e começar a reaproveitar o material para criar outras coisas como tecidos. 

A ideia que ele propõe é a circularidade, ou seja, aproveitar ao máximo os produtos para diminuir muito o desperdício.

 


 

Você não sabe o que é um podcast? Assiste o vídeo e veja como é simples acompanhar estes novos conteúdos da CBN Campinas.

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Ao vivo

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também