Preços da carne devem se manter no curto prazo

Valéria Hein

Os valores salgados da carne vermelha no Brasil devem se manter no curto prazo. A previsão é do pesquisador do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da USP e da Esalq, Tiago Bernardino de Carvalho. Para ele, a expectativa de que os preços continuem altos se justifica por fatores como demanda maior do exterior e a queda da oferta no segundo semestre no mercado interno. Com isso, só vê chance de redução após o início de 2020. “Tem a demanda, principalmente da China e de países árabes ao longo desse ano e tem a economia doméstica melhorando. Então, no curto prazo vai manter os preços firmes. Começo do ano a gente tem pasto e mais boi gordo”, analisa.

Mas para o médio e longo prazo, a previsão é diferente, já que a chegada do primeiro semestre muda a dinâmica do mercado. Com maior oferta de animal para o abate, o pesquisador da USP e da Esalq aponta para a redução de valores. “Em médio e longo prazo, a gente tem oferta maior. Com isso, o produtor vai querer ganhar essa margem. Então esse ajuste no curto prazo vai inflacionar, mas em médio e longo prazo vai estar melhor para o consumidor”, define.

O cenário, que fez consumidores de todas as regiões do País mudarem os hábitos, é analisado pelo Cepea ao longo do ano todo. De 31 de outubro a 13 de novembro, por exemplo, os dados mostram que o aumento atingiu os 12%. No período em questão, o centro de estudos notou recordes reais alcançados pelos valores da arroba no mercado paulista. O Cepea verificou que a unidade de medida do produto chegou a ser negociada por R$ 200 em regiões do estado.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

Influenciadora, ex de jogadora da Seleção Brasileira de Futebol, morre após acidente em Campinas 

Como estão as vendas nos comércios de Campinas com a crise do metanol?

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.