Ouça ao vivo

Verão terá normalidade, mas Defesa Civil alerta

Foto: Flávio Paradella

As próximas semanas deverão ser chuvosas, mas dentro da normalidade da estação, segundo informações da defesa civil regional, que mantém os alertas relacionados aos temporais. Isso porque o volume de chuva até meados de abril costuma ser alto e pode criar algumas situações de risco para a população. Segundo o departamento, as áreas que oferecem mais perigo neste período estão sendo monitoradas 24 horas por dia.

De todo modo, é sempre importante que a população conheça os riscos e evite se colocar em situações que não são seguras. O coordenador da defesa civil regional, Sidnei Furtado, disse que a normalidade do período já é capaz de gerar preocupação, dado a intensidade dos temporais na região de Campinas. “Nós estamos trabalhando com uma perspectiva. No ano passado nós tivemos o fenômeno El Niño, que provocou um período mais quente, com chuvas mais localizadas. Eram temporais mais fortes, de curta duração. Já para esse ano, a tendência é de normalidade, o que já nos preocupa. Nós vamos ter chuva dentro da média, o que caracteriza um período muito chuvoso até abril de 2020”, afirma.

Outro ponto relevante é a emissão de alertas em áreas apontadas como de risco. Sidnei Furtado garante que houve um investimento nesta área, o que possibilita a realização de um trabalho preventivo mais eficaz. “Hoje a defesa civil está intensificando muito os alertas para a sociedade, através do SMS, dos canais fechados. Isso acontece para gente enfatizar cada vez mais como a população deve agir nessas situações de risco”, diz. A orientação é para que, em situações de risco, as pessoas entrem em contato com a defesa civil através do telefone 199. Para quem quiser receber os alertas, pode cadastrar seu número de celular, enviando um SMS para 40199.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.