Campinas recebe 10,2 mil doses da pentavalente

Foto: Flávio Botelho
Foto: Flávio Botelho

Após semanas de falta e de agonia dos pais, a secretaria de saúde de Campinas informou que recebeu um lote de 10,2 mil doses da vacina pentavalente, que já está disponível para a população. A distribuição da vacina começou pela região noroeste nesta terça-feira e gradativamente vai chegar a todos os Centros de Saúde. A previsão, é de que em até cinco dias, o abastecimento seja finalizado. O número deverá ser suficiente para zerar o déficit de vacinas na cidade, já que é maior que as últimas remessas recebidas pelo município.

As três últimas vezes que Campinas recebeu a vacina foram nos meses de julhos de 2019, com 1,9 mil doses; outubro, com 2,8 mil doses e novembro, com 2 mil. Após isso, o município não recebeu mais o medicamento do Ministério da Saúde e crianças ficaram sem imunização. O diretor da sociedade brasileira de imunizações e médico pediatra, Renato Kfouri, destacou a importância da vacina para a proteção das crianças.   Ele explica que as crianças devem completar a carteira de vacinação o quanto antes. “Ela fica desprotegida até que ela complete o esquema. Obviamente que quando a vacina chegar, não precisa reiniciar o esquema, basta completar. Enquanto isso não acontece, a criança fica desprotegida. A gente espera que esse problema seja solucionado o quanto antes”, afirma.

A vacina pentavalente garante proteção contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a influenza tipo B, responsável por meningite e infecções no nariz e na garganta.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

Influenciadora, ex de jogadora da Seleção Brasileira de Futebol, morre após acidente em Campinas 

Como estão as vendas nos comércios de Campinas com a crise do metanol?

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.