Avanço na computação quântica poderá garantir um novo patamar para humanidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O sistema permite, em larga escala, cadastrar as anomalias ao longo da vida do paciente, cadastrar dados geográficos do paciente e anexar imagens e exames deles. Isso permitiu que ocorressem melhorias palpáveis para quem lida com as pessoas no dia a dia. 

clique no player abaixo para ouvir o programa na integra:

 

A Alphabeat, empresa dona do Google, chegou a um resultado incrível. O computador quântico desenvolvido por ela alcançou um estado supremo, conseguindo calcular em apenas 3 minutos e 20 segundos algo que o computador mais desenvolvido do mundo, o summit, levaria 10 mil anos para calcular. 

Segundo o MIT, isso significa que, em um futuro próximo, será possível descobrir novos medicamentos, materiais, criar redes de fornecimento mais efetivas e potencializar a inteligência artificial. 

A computação quântica é tão poderosa por conta de uma diferença muito importante em relação à tradicional: ao invés de calcular cada vez os bits 0 ou bits 1, essa modalidade calcula simultaneamente os dois. Pode parecer algo pequeno, mas turbina e muito a performance dele, como computador do Google demonstrou. 

Eles conseguem processar paralelamente uma quantidade imensa de dados, enquanto isso é feito de maneira sequencial na computação tradicional, ou seja, 1 a 1. Esses testes estão feitos em conjunto com a NASA desde o início do ano passado, mas não tem um objetivo específico revelado. 

Entretanto, alguns especialistas apontam que é bem provável que a computação tradicional seja, por muito tempo, mais efetiva que a quântica por um bom tempo.

 


 

Você não sabe o que é um podcast? Assiste o vídeo e veja como é simples acompanhar estes novos conteúdos da CBN Campinas.

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Ao vivo

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também