clique no player abaixo para ouvir o programa na integra:
Uma pesquisa realizada pela doutoranda em educação da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, Gisele Silva Araújo, veio mostrar como os jogos digitais podem ajudar crianças que estão no espectro autista.
Gisele desenvolveu um protocolo de criação e adaptação de jogos digitais para que estudantes com o transtorno do espectro autista possam treinar competências e desenvolver novas habilidades através dos games.
Ela percebeu, ao dar aula para um aluno da sétima série com muita habilidade nos jogos, que poderia utilizar isso como um aliado para ensinar matérias como geografia, matemática e história, além de desenvolver o aluno em outros aspectos.
São mais de 30 alunos atendidos pela pesquisa e já são vistos muito ganhos. Usando um sistema que capta o movimento para mover o personagem dentro do game, o aluno com transtorno do espectro autista melhora o foco, a concentração e a sociabilidade com outros alunos e professores.
Você não sabe o que é um podcast? Assiste o vídeo e veja como é simples acompanhar estes novos conteúdos da CBN Campinas.
Samuel Leite é jornalista, especialista em inovação e líder da Digitale – agência de publicidade digital.