Justiça dá liminar a estudantes aprovados em ETECs

O juiz da 1º Vara da Fazenda Pública de Campinas, Mauro Fukumoto, concedeu liminar a estudantes que foram aprovados no processo seletivo das ETECs Bento Quirino e Conselheiro Antônio Prado, em Campinas, mas que não conseguiram efetuar as matrículas.

No despacho, o juiz relata que, independentemente da análise do mérito, se não for concedida a liminar, de nada servirá o reconhecimento de eventual direito dos alunos somente na sentença, uma vez que o ano letivo já estará em andamento. Por outro lado, o magistrado considera que, se ao final vier a ser cassada a liminar, bastará desconsiderar os resultados obtidos pelos impetrantes.

O problema começou na semana passada quando os estudantes que foram aprovados no vestibulinho das Etec’s (Escolas Técnicas Estaduais) não conseguiram efetuar a matrícula Isso porque, segundo os pais, uma alteração no edital do processo seletivo feita dias antes da realização da prova, apontou que alunos que já tivessem cursado o primeiro ano do ensino médio não poderiam se matricular nos cursos técnicos. A situação causou a revolta de pais e alunos.

Muitos pais questionaram a justiça do método de seleção do governo do estado, alegando que deste modo, os alunos têm uma única oportunidade na vida para ingressar em uma Etec. Isso porque quem concluiu o nono ano do ensino fundamental e não é aprovado por uma escola, obrigatoriamente vai cursar o primeiro ano do ensino médio. 

Em nota, a Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza (CPS) informou que a instituição cumprirá a decisão judicial

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Suspeitos de furtarem motos de luxo são alvos de operação em Indaiatuba

Polícia Civil recupera égua que havia sido furtada do DPBEA, em Campinas

Carreta trava e interdita parcialmente a SP-101 em Monte Mor

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.