CBN Ribeirão 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Membros do Conselho Tutelar tomam posse

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, empossou, na manhã desta sexta-feira, 25 membros titulares e 25 suplentes do Conselho Tutelar de Campinas para o quadriênio 2020/2023. Os conselheiros foram eleitos

Membros do Conselho Tutelar tomam posse
Foto: Valéria Hein

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette, empossou, na manhã desta sexta-feira, 25 membros titulares e 25 suplentes do Conselho Tutelar de Campinas para o quadriênio 2020/2023. Os conselheiros foram eleitos no último dia 6 de outubro, e contou com cerca de 13 mil e 800 eleitores. De acordo com a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Leila Sarubbi, a participação foi 106% maior do que nas eleições anteriores, de 2015.

Esta Eleição, na época, ocorreu em meio a uma denúncia de ilegalidade. Um candidato, cujo nome foi mantido em sigilo, realizou uma queixa de transporte de eleitores para o local de votação e a executiva do Conselho abriu uma investigação. A expectativa era de que a investigação fosse concluída até 21 de outubro, o que não ocorreu, e as identidades dos envolvidos ainda são desconhecidas. Leila explica que se a irregularidade for comprovada, o candidato alvo da denúncia pode ser impugnado, mas sem necessidade de cancelamento da Eleição.

O salário mensal de cada um é de  cerca de R$ 6 mil. De acordo com o Prefeito de Campinas, Jonas Donizette, a função dos conselheiros tutelares é receber denúncias e aplicar as medidas de proteção às crianças, adolescentes e suas famílias, em atendimento ao ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. Jonas explica que em muitos casos o agressor é alguém da própria família e o conselho Tutelar é fundamental em casos com este, por exemplo. Eles vão integrar os cinco conselhos tutelares nas regiões administrativas Norte, Sul, Leste, Sudoeste e Noroeste.

Compartilhe

Conteúdos