O LP “The Dark Side of The Moon” de 1973 do grupo inglês Pink Floyd, atingiu números avassaladores de vendagem e colocou definitivamente o grupo inglês na história do rock. Esse trabalho marcou o início da fase mais próspera do conjunto. Período áureo aclamado pela crítica e sucesso de público.
A estética do psicodelismo do inicio da banda foi dando lugar a uma nova identidade musical . Roger Waters baixista e mentor dessa fase que durou até 85, assinou todas as letras desse disco e trouxe uma reflexão sobre questões como a morte, dinheiro, stress, loucura e o tempo.
O Pink Floyd ficou 7 meses dentro do famoso estúdio Abbey Road tempo suficiente para esse projeto, ser até os dias de hoje, uma referencia em qualidade técnica. Ouvir The Dark Side é uma verdadeira experiência sonora . Mixagem perfeita, o uso de sintetizadores, a inclusão de ruídos do dia a dia… tudo um busca pelo o que seria o som do futuro.
Além do excelente aparato técnico, todos os integrantes da banda se superam em performances inspiradíssimas, como o emblemático solo de guitarra de David Gilmour na música Time.
O aspecto conceitual de The Dark Side of The Moon ganhou um elemento a mais que foi a inclusão de diversos depoimentos colhidos através de entrevistas com personalidades e até pessoas comuns sobre a temática do álbum .
Em 2005 depois de 24 anos a formação clássica do Pink Floyd esteve reunida para uma apresentação em Londres, mas a morte do excelente tecladista Richard Wright 3 anos depois, colocou um ponto final no que poderia ser o retorno do grupo.
A identidade musical do Pink Floyd foi moldada a partir de The Dark Side of The Moon, o som e o silencio passaram a ter a mesma importância na elaboração das músicas. Proposta que foi de encontro ao estilo do baterista Nick Mason que fugia do padrão força e velocidade.
Precursor do Pink Floyd, Sid Barret, deixou o grupo logo no início da jornada em 68 , ao se fechar num mundo de loucura e descontrole antes de morrer. Talvez ele tenha de verdade conhecido o verdadeiro lado obscuro da lua.
Confira este edição
entre em contato
musicaecultura@cbncampinas.com.br
Produção
Walmir Bortoletto
Edição
Paulo Girardi