A gestão do antigo Palace Hotel assumida pela Prefeitura de Campinas, após abandono de 15 anos, chamou a atenção para outras edificações abandonadas na cidade, como o Centro Comunitário Prof. Tarsila na Rua Maria Carolina Beneti, que é uma área pública incorporada ao Lago do Café. Outro exemplo é a Fábrica de Rações Anhanguera, conhecida como a Fábrica do Swift, que está desativada, após ter funcionado por cerca de 40 anos, até 2008.
Na Rua Visconde Gomes Pinto, que fica próxima à antiga fábrica, moradores e comerciantes demonstram preocupação com o abandono do local. Denilda Ferreira fala do receio de passar próximo à fábrica desativada. Para Eliana de Oliveira, prédios abandonados são uma ameaça à saúde pública.
No caso do Palace Hotel, a Prefeitura de Campinas ainda não definiu o que será feito do prédio. A preocupação inicial foi em solucionar a questão da segurança e da saúde pública, passando a ser monitorá-lo quanto à proliferação de insetos e mosquitos transmissores da dengue. Os tapumes foram retirados e será feito um encaixotamento mais reforçado do prédio. A Lei determina que um investimento no local depende da manifestação da falta de interesse do proprietário.