Ouça ao vivo

Professora inclui estudantes com deficiência por meio de impressão 3D

Professora Graciele Rodrigues resolveu utilizar uma impressora 3D para ajudar a incluir um aluno do segundo ano do ensino médio.
clique no player abaixo para ouvir o programa na integra: Em Terra Boa, cidade do interior do Paraná, a professora Graciele Rodrigues resolveu utilizar uma impressora 3D para ajudar a incluir um aluno do segundo ano do ensino médio, que é deficiente visual em sua totalidade, ou seja, tem 0% da visão. Graciele desenvolveu uma técnica para transformar peças artísticas bidimensionais em figuras 3D. Para isso, contou com a ajuda de um professor de filosofia e de mais 5 alunos que auxiliaram no projeto gratuitamente. Depois de muitas tentativas, muitas obras descartadas e muito material jogado fora, conseguiram um resultado muito expressivo. Imprimiram de forma tridimensional a obra de Tarsila do Amaral, o Abaporu. O aluno com deficiência foi capaz de entrar na discussão e dialogar sobre o período em que a obra foi realizada. Outro fator bem importante, além do uso da tecnologia para melhorar o aprendizado, o estudante se abriu mais e se sentiu muito mais incluído e à vontade para se integrar ao resto da turma. O objetivo da professora é conseguir maior adesão dos estudantes da escola e alcançar mais alunos com deficiência visual de outras escolas.
Samuel Leite é jornalista, especialista em inovação e líder da Digitale – agência de publicidade digital.
Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Como a inteligência artificial está se aproximando da criatividade humana.

A inteligência artificial (IA) está se desenvolvendo rapidamente, mas ainda há um longo caminho a percorrer antes que ela possa alcançar o que chamamos de inspiração. Apesar de alguns avanços notáveis, a IA ainda não tem consciência, ou seja, não tem a capacidade humana de sentir, ou de gerar novas ideias.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.