Vereador quer que cinemas tenham sessão para autistas

Foto: Divulgação/Cinemark

As redes de cinemas de Campinas deverão realizar sessões adaptadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista, o TEA. O projeto de lei foi protocolado na Câmara Municipal pelo vereador Jorge da Farmácia, do PSDB, que presidente a Comissão Permanente das Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida. O texto determina uma série de medidas que devem ser adotadas pelas redes durante as sessões especiais, como, por exemplo, luz baixa, volume reduzido e a não exibição de propaganda e trailers de outros filmes.

A professora Elisangela Kelly Delarica aprova a iniciativa. Ela tem um filho com o TEA e já teve que sair de uma sessão convencional com a criança. “Tive que sair, porque o som é alto e aí ele grita”, conta. Gislaine Dutra também aprova a proposta. Ela é mãe de um adolescente e, em sua opinião, as pessoas precisam se conscientizar de quem tem o transtorno também tem o direito ao lazer. “As pessoas precisam se conscientizar. É só adaptar uma coisa ou outra pra que a gente possa participar e ter lazer”, defende.

A finalidade do projeto de lei, segundo o vereador, Jorge da Farmácia, é assegurar o direito e a inclusão social das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista. A proposta prevê multa para as redes de cinema que não respeitarem a lei, mas, segundo o parlamentar, a intenção não é essa. “A ideia não é punir, mas propor uma forma de diversão e lazer. Caso haja o descumprimento, porém, o texto estabelece uma multa de mil unidades fiscais do município. Se houver reincidência, o valor é de 3 mil Ufics”, explica. O PL protocolado na Câmara Municipal de Campinas segue o exemplo do que já foi implantado com sucesso na capital paulista.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Polícia descobre fábrica clandestina de bebidas em Hortolândia

Justiça determina que vereador Cássio Fala Pira continue preso

Americana realiza mutirão gratuito de exames preventivos neste sábado 

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.