Ouça ao vivo

Tecnologia permite que deficientes possam ter maior autonomia.

O sistema permite, em larga escala, cadastrar as anomalias ao longo da vida do paciente, cadastrar dados geográficos do paciente e anexar imagens e exames deles. Isso permitiu que ocorressem melhorias palpáveis para quem lida com as pessoas no dia a dia. 

clique no player abaixo para ouvir o programa na integra:

Um projeto desenvolvido por um ex-estudante da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, e financiado pela Fundação de Amparo a Tecnologia do Estado de São Paulo, quer mudar a vida de quem sofre com grandes restrições de locomoção.

Utilizando um sistema de reconhecimento facial, a Hoobox Robotics, empresa de Paulo Pinheiro, permite que apenas com os movimentos dos olhos e dos músculos da face, o usuário consiga mover uma cadeira de rodas. 

Junto com uma garra mecânica e uma câmera 3d, o software consegue ler mais de 70 pontos do rosto do individuo. O algorítimo entende e interpreta esses pontos como instruções para o computador de bordo. 

Assim, através de um simples movimento da cabeça, o cadeirante consegue enviar comando para a cadeira de rodas motorizada, como ir para frente, para trás ou girar a cadeira. 

Segundo Paulo, o intuito é fazer com que as pessoas recuperem a autonomia. O projeto está em fase de testes nos Estados Unidos e em breve pode aterrissar no Brasil.

 


 

Você não sabe o que é um podcast? Assiste o vídeo e veja como é simples acompanhar estes novos conteúdos da CBN Campinas.

Samuel Leite é jornalista, especialista em inovação e líder da Digitale – agência de publicidade digital.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Como a inteligência artificial está se aproximando da criatividade humana.

A inteligência artificial (IA) está se desenvolvendo rapidamente, mas ainda há um longo caminho a percorrer antes que ela possa alcançar o que chamamos de inspiração. Apesar de alguns avanços notáveis, a IA ainda não tem consciência, ou seja, não tem a capacidade humana de sentir, ou de gerar novas ideias.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.