Tecnologia permite que deficientes possam ter maior autonomia.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O sistema permite, em larga escala, cadastrar as anomalias ao longo da vida do paciente, cadastrar dados geográficos do paciente e anexar imagens e exames deles. Isso permitiu que ocorressem melhorias palpáveis para quem lida com as pessoas no dia a dia. 

clique no player abaixo para ouvir o programa na integra:


Um projeto desenvolvido por um ex-estudante da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, e financiado pela Fundação de Amparo a Tecnologia do Estado de São Paulo, quer mudar a vida de quem sofre com grandes restrições de locomoção.

Utilizando um sistema de reconhecimento facial, a Hoobox Robotics, empresa de Paulo Pinheiro, permite que apenas com os movimentos dos olhos e dos músculos da face, o usuário consiga mover uma cadeira de rodas. 

Junto com uma garra mecânica e uma câmera 3d, o software consegue ler mais de 70 pontos do rosto do individuo. O algorítimo entende e interpreta esses pontos como instruções para o computador de bordo. 

Assim, através de um simples movimento da cabeça, o cadeirante consegue enviar comando para a cadeira de rodas motorizada, como ir para frente, para trás ou girar a cadeira. 

Segundo Paulo, o intuito é fazer com que as pessoas recuperem a autonomia. O projeto está em fase de testes nos Estados Unidos e em breve pode aterrissar no Brasil.

 


 

Você não sabe o que é um podcast? Assiste o vídeo e veja como é simples acompanhar estes novos conteúdos da CBN Campinas.

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

COVID-19

Casos de coronavírus em Campinas
0
DESCARTADOS
0
CONFIRMADOS
0
INVESTIGADOS
0
MORTES
Play Video

Ao vivo

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também

Tecnologia e inovação no combate à covid-19

. No episódio de hoje entrevistamos Raphael Pereira Moreno que é pesquisador da Opto Space&Defense, uma empresa da área de defesa e espaço, para conhecer o novo projeto que usa identificação térmica à distância para combater a pandemia. Ouça o podcast Transformação Digital CBN, apresentado por Samuel Leite.

Cientistas do Brasil: conheça a Dra. Duilia de Mello

Uma das mais importantes e respeitadas cientistas brasileiras é categórica: a ciência vai nos salvar! Dra. Duilia de Mello é uma das mais importantes pesquisadoras do mundo, com passagens pela NASA e importantes projetos de pesquisa. Ouça o podcast Transformação Digital CBN, apresentado por Samuel Leite.

Qual o papel da tecnologia em um mundo pós pandemia?

Em um mundo pós Covid19, qual será de fato o papel da tecnologia? Rafael Coimbra, jornalista com mais de 20 anos de Rede Globo, conversa sobre este e outros temas com o apresentador do Transformação Digital CBN, Samuel Leite.