Ouça ao vivo

Tecnologia produzida pela Unicamp utiliza dados para melhorar a vida das pessoas

O sistema permite, em larga escala, cadastrar as anomalias ao longo da vida do paciente, cadastrar dados geográficos do paciente e anexar imagens e exames deles. Isso permitiu que ocorressem melhorias palpáveis para quem lida com as pessoas no dia a dia. 

clique no player abaixo para ouvir o programa na integra:

 

Uma pesquisa realizada na Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, vem ajudando um problema que afeta muitas pessoas no mundo. A cada 2 minutos e meio nasce uma criança com fenda oral, a anomalia crânio facial mais frequente. Além dela, existem diversas outras que tem uma frequência menor, mas impacto igualmente grande. 

Pensando nisso, Vera Lúcia Lopes, professora da faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, e Isabella Lopes Monlleó, professora do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Alagoas, desenvolveram o software Cranflow, que serve para coletar os dados e formar a base brasileira de anomalias craniofaciais. 

O sistema permite, em larga escala, cadastrar as anomalias ao longo da vida do paciente, cadastrar dados geográficos do paciente e anexar imagens e exames deles. Isso permitiu que ocorressem melhorias palpáveis para quem lida com as pessoas no dia a dia. 

Uma das descobertas do sistema é que 55% dos casos tinham origem no Nordeste do Brasil, região com maior incidência de pais consanguíneos, ou seja, pais que são parentes de primeiro grau, e com maior grau de analfabetismo materno. Assim, foi possível sugerir políticas públicas preventivas para isso. 

Segundo vera Lúcia Lopes, o Cranflow permite identificar necessidades de saúde específicas da população com anomalia craniofacial, além de possibilitar avanços no estudo genético. É o big data ajudando na melhoria de vida da população!

 


 

Você não sabe o que é um podcast? Assiste o vídeo e veja como é simples acompanhar estes novos conteúdos da CBN Campinas.

Samuel Leite é jornalista, especialista em inovação e líder da Digitale – agência de publicidade digital.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Como a inteligência artificial está se aproximando da criatividade humana.

A inteligência artificial (IA) está se desenvolvendo rapidamente, mas ainda há um longo caminho a percorrer antes que ela possa alcançar o que chamamos de inspiração. Apesar de alguns avanços notáveis, a IA ainda não tem consciência, ou seja, não tem a capacidade humana de sentir, ou de gerar novas ideias.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.