Ouça ao vivo

Temporal provoca alagamentos no Recanto dos Dourados

O forte temporal que atingiu Campinas entre o final da tarde e a noite de domingo, 12,  provocou o alagamento de casas em 11 bairros, derrubou muros e causou dois deslizamentos de terra. Segundo o balanço da Defesa Civil, o bairro mais afetado foi o Recanto dos Dourados, na região leste da cidade. No local houve o transbordo de um córrego que deságua no Rio Atibaia. O acúmulo de água tomou uma das ruas do bairro, que ficou submersa. A residencia da dona de casa, Carmem Lúcia dos Santos, foi inundada. Ela explicou que perdeu todos os móveis, roupas e até animais domésticos. “Bens materiais eu perdi. O importante é que meus filhos e meus netos estão bem. Mas seis filhotes de cachorro que a gente tinha e as galinhas que meu filho criava morreram”, lamenta.

De acordo com o diretor da Defesa Civil Regional, Sidnei Furtado, provavelmente ocorreu o rompimento de algum açude que acabou provocando o transbordo do córrego. “O que nos interessa é identificar porque houve um alagamento nesta proporção. Não foi o rio Atibaia que subiu, foi um córrego. O que nós percebemos é que foi algo bastante intenso e que pode ter sido o rompimento de um açude nas imediações. A intensidade foi muito alta”, afirmou.

O construtor Danilo Marques, também mora no recanto dos Dourados e teve a sua residencia alagada pela primeira vez. Para ele o grande problema é a falta de vazão para o córrego. O canal existente junto ao pontilhão da Maria Fumaça é estreito e não suportou a grande quantidade de água. “Desse nível da água, nunca vi uma coisa dessas. Nos últimos 20 anos, acho que essa foi a segunda vez que alagou. Talvez o problema seja o pontilhão da Maria Fumaça represou a água”, disse.

A Prefeitura de Campinas informou que sete famílias em áreas de risco foram cadastradas para receber auxílio-moradia de R$ 590 e deixar as casas em que moram. A dona de casa, Carmem Lúcia dos Santos, explicou que apesar dos pesares não vai deixar sua residência afetada pelas águas. “Por enquanto não vou sair daqui, não vou para lugar nenhum. Deus vai me ajudar e a gente vai recomeçar a vida por aqui”. Segundo a Defesa Civil ao menos 20 casas foram alagadas no Recanto dos Dourados. Em algumas delas a água chegou próximo ao telhado. Houve alagamentos de residências também no Jardim Lisa, no Parque da Amizade, Jardim Florence, Jardim Carlos Gomes, entre outros. No jardim Lisa , Jardim Rossin, Jardim Chapadão e Bosque das Palmeiras ocorreram quedas de muros e no Distrito Industrial foram registrados dois deslizamentos de terra.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.