Justiça suspende obra em passagem da Dom Pedro

Foto: Danilo Braga

O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou a suspensão da obra de interrupção do tráfego na passagem inferior do km 140 da Rodovia Dom Pedro I, em Campinas. O trânsito para os veículos, porém, permanece fechado.

A liminar foi obtida por uma das duas empresas atacadistas próximas ao local depois que a interdição foi feita no último dia 20. A medida foi tomada pela concessionária, sob a alegação de que o fechamento estava previsto no contrato.

Na decisão, o relator da 6ª Câmara de Direito Público, Leme de Campos, alega que a “prudência recomenda o acolhimento do pedido liminar, com a consequente suspensão da obra” para garantia das atividades empresariais.

A determinação, segundo o argumento do texto, é válida “até o julgamento definitivo do presente feito”, quando o relator justifica que será possível apreciar de forma aprofundada “a questão mediante o efetivo contraditório”.

O fechamento da passagem gerou muita polêmica e reclamações entre os clientes, funcionários e moradores dos estabelecimentos e condomínios próximos, que alegam que as opções atuais de trajeto não são satisfatórias.

“Tudo no Brasil a gente vai adaptando. E é uma alternativa a menos. Pela quantidade de carros que passava, tá prejudicando bastante”, diz Miguel Muller. “Horrível. A gente precisa se deslocar para outro viaduto”, afirma Emanuele.

Para fazer o retorno, os motoristas precisam seguir até o km 139 da Dom Pedro, acessar o sentido Campinas da rodovia Prof. Zeferino Vaz e seguir até o km 113, pouco depois da passarela, para acessar a Rua Henrique Veiga.

Outra opção é fazer o retorno no km 143 da Dom Pedro I, no Trevo dos Amarais, que atualmente passa por um processo de remodelação de vias de acesso e viadutos, com previsão de entrega das obras para setembro deste ano.

A passagem bloqueada fica perto de dois atacados, dois condomínios residenciais, dois comerciais, um hotel e uma loja de materiais de construção. Com isso, o fluxo de veículos é grande, principalmente nos horários de pico.

A concessionária Rota das Bandeiras informou em nota enviada à CBN que, “assim como determina a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, paralisou as obras na passagem inferior do km 140” da Dom Pedro I.

O texto alega que a medida foi tomada logo que a Rota tomou conhecimento do documento, mas esclarece que “a condição atualmente existente no local, que é anterior à decisão, impede a circulação de veículos na passagem inferior”.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

Influenciadora, ex de jogadora da Seleção Brasileira de Futebol, morre após acidente em Campinas 

Como estão as vendas nos comércios de Campinas com a crise do metanol?

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.