App promete ajudar na tarefa de transformar lixo orgânico em adubo

Projeto de aplicativo promete ajudar interessados na transformação de lixo orgânico em adubo. O aplicativo 'compostagem' foi um dos grandes vencedores do prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake.

clique no player abaixo para ouvir o programa na integra:

Um projeto de aplicativo, desenvolvido pela designer Maria Eduarda Iranaga, formada pela Universidade Federal do Paraná, a UFPR, está completamente conectado com os dias de hoje. O Composto, como o próprio nome diz, é destinado diretamente para os adeptos da compostagem, ou seja, a transformação de lixo orgânico em adubo, normalmente utilizado nas hortas urbanas. 

No APP, a pessoa informaria o que e quanto está colocando em sua própria composteira e ele faria um cálculo da proporção dos alimentos. Além disso, ele mostra todo o histórico de lixo que a pessoa deixou de gerar. 

Segundo a designer, a ideia surgiu pelo próprio interesse dela em questões de sustentabilidade e lixo zero.

Ela, participando de diversos grupos do Facebook, viu que muitas pessoas ainda tinham dúvidas sobre como realizar o processo e enfrentavam dificuldades morando nas grandes cidades, principalmente em apartamentos. 

Assim, no aplicativo, estão concentrados todos os hábitos de ajuda comunitária em apenas uma ferramenta digital, com informações e interesses de quem quiser aderir a compostagem doméstica.

O aplicativo foi um dos vencedores do Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin. Com o subsídio entregue aos finalistas pelo prêmio, Maria Eduarda pretende fazer um protótipo do aplicativo e lançar o software nas lojas online.

 


Você não sabe o que é um podcast? Assiste o vídeo e veja como é simples acompanhar estes novos conteúdos da CBN Campinas.

Samuel Leite é jornalista, especialista em inovação e líder da Digitale – agência de publicidade digital.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Como a inteligência artificial está se aproximando da criatividade humana.

A inteligência artificial (IA) está se desenvolvendo rapidamente, mas ainda há um longo caminho a percorrer antes que ela possa alcançar o que chamamos de inspiração. Apesar de alguns avanços notáveis, a IA ainda não tem consciência, ou seja, não tem a capacidade humana de sentir, ou de gerar novas ideias.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.