Ouça ao vivo

App descomplica comunicação entre médicos e pacientes

A ideia é funcionar como um Google tradutor para textos médicos, fazendo com que todo mundo entenda aquilo que seja falado, seja em um texto jornalístico ou material informativo produzido por um médico.

clique no player abaixo para ouvir o programa na integra:

Você já teve problemas em entender os termos e o procedimento médico que você está passando?

Então, vai se interessar nisso! A iniciativa que vamos mostrar hoje, veio para resolver o seu problema. Desenvolvida pela doutoranda Liana Braga e pela professora do Instituto de Letras, Maria José Finatto, ambas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a ferramenta Medsimples se propõe a descomplicar a comunicação entre médicos e pacientes.

O projeto simplifica automaticamente textos para diferentes tipos de leitores. O redator seleciona o perfil do usuário final, escreve o texto e recebe de volta diversas melhorias adaptações e simplificações, como em terminologias técnicas ou até nas palavras comuns. 

A ideia é funcionar como um Google tradutor para textos médicos, fazendo com que todo mundo entenda aquilo que seja falado, seja em um texto jornalístico ou material informativo produzido por um médico.

Assim, é possível transformar o vocabulário da saúde em algo mais acessível para pessoas com escolaridade limitada. As informações do assunto se tornam, assim, de mais fácil compreensão e o potencial de melhorar a assertividade dos tratamentos é imensa. 

 


Você não sabe o que é um podcast? Assiste o vídeo e veja como é simples acompanhar estes novos conteúdos da CBN Campinas.

Samuel Leite é jornalista, especialista em inovação e líder da Digitale – agência de publicidade digital.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Como a inteligência artificial está se aproximando da criatividade humana.

A inteligência artificial (IA) está se desenvolvendo rapidamente, mas ainda há um longo caminho a percorrer antes que ela possa alcançar o que chamamos de inspiração. Apesar de alguns avanços notáveis, a IA ainda não tem consciência, ou seja, não tem a capacidade humana de sentir, ou de gerar novas ideias.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.