Assembleia aprova relicitação de Viracopos

Divulgação

O Plano de Recuperação Judicial do Aeroporto Internacional de Viracopos foi aprovado durante a Assembleia Geral dos Credores na última sexta-feira (14) em Campinas. O plano foi aprovado com 99,9% dos votos, contando também com aprovação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Com isso, ficou acordado que a Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos irá requerer a relicitação do Aeroporto no prazo de 15 dias após a homologação do Plano pela justiça. A previsão é que a homologação ocorra no prazo de uma semana.

Após o requerimento de relicitação, o pedido terá de passar pela Anac, Secretaria de Aviação Civil e pelo Programa de Parcerias de Investimentos – órgão do Ministério da Economia, onde será avaliada a conveniência da medida. Quando esse processo for concluído, as partes estarão aptas a assinar o Termo Aditivo para a relicitação do aeroporto.

Na relicitação, a concessionária terá direito a uma indenização antes da entrega do aeroporto para o próximo concessionário. Os valores são referentes aos investimentos realizados que ainda não tenham sido amortizados até a extinção antecipada do contrato. Este era um ponto que vinha travando a relicitação. A Aeroportos Brasil terá o direito a discutir o valor da indenização de por via arbitral.

Após a homologação, os credores começarão a receber recursos liberados das contas reservas. Os credores financeiros (bancos) serão pagos conforme contrato original. Os créditos da ANAC serão pagos no processo de relicitação. A partir da assinatura do Termo Aditivo à Relicitação, há um prazo de 60 dias para que a concessionária deixe o processo de Recuperação Judicial, que foi iniciado em 2018.

Segundo a Aeroportos Brasil Viracopos, o pedido de relicitação foi a única saída diante da relutância da procuradoria da Anac em reconhecer os desequilíbrios financeiros gerados pelo Poder Concedente desde o primeiro dia da concessão.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Portas são instaladas em boxes provisórios do Mercadão de Piracicaba

Poupatempo inicia atendimento no Paço Municipal de Valinhos

Feira de Empregos reúne mais de mil vagas no Tivoli Shopping

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.