Ouça ao vivo

Aviões elétricos: tecnologia para um mundo mais sustentável

Quando Santos Dumont e os irmãos Wright começaram a pensar em um veículo que desbravava os ares, a questão da poluição do meio ambiente não era um ponto de atenção. 

clique no player abaixo para ouvir o programa na integra:

Quando Santos Dumont e os irmãos Wright começaram a pensar em um veículo que desbravava os ares, a questão da poluição do meio ambiente não era um ponto de atenção. 

Em Vancouver, no Canadá, aconteceu o voo experimental do primeiro avião 100% elétrico do mundo. O projeto foi conduzido por uma empresa americana.

Segundo estudos, são 285 gramas de co2 emitidas para cada quilômetro viajado por cada passageiro na aviação civil. É uma das formas de poluição que mais crescem em todo o mundo. O objetivo é que com este avanço tecnológico, algum dia, seja possível reduzir consideravelmente a poluição aérea produzida.

No teste inicial foram apenas 15 minutos voando, mas, os testes feitos comprovaram que a ideia pode acabar funcionando na sua plenitude. São necessários testes mais longos, além da aprovação do motor elétrico pelos órgãos competentes. Ainda assim, as perspectivas para um futuro próximo são as melhores possíveis. 

E você? Acredita que a aviação por energia elétrica está perto de se tornar uma realidade? Acredita em um futuro com menos poluição? Quero saber sua opinião, me procure no instagram, twitter e no facebook para gente continuar este diálogo.

 


Você não sabe o que é um podcast? Assiste o vídeo e veja como é simples acompanhar estes novos conteúdos da CBN Campinas.

Samuel Leite é jornalista, especialista em inovação e líder da Digitale – agência de publicidade digital

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Como a inteligência artificial está se aproximando da criatividade humana.

A inteligência artificial (IA) está se desenvolvendo rapidamente, mas ainda há um longo caminho a percorrer antes que ela possa alcançar o que chamamos de inspiração. Apesar de alguns avanços notáveis, a IA ainda não tem consciência, ou seja, não tem a capacidade humana de sentir, ou de gerar novas ideias.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.