Bob Marley a essência do Reggae

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Hoje nós vamos falar e ouvir sobre o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos. Ele ficou famoso por popularizar esse  gênero, que começou a se consolidar entre os músicos jamaicanos nos anos 60. O quadro música é cultura destaca a obra de  Bob Marley  o maior expoente do reggae.

Nascido  em 6 fevereiro  de 1945 foi chamado Robert Nesta Marley. Em apenas 36 anos de vida e 20 da carreira , além de colocar a sua pequena ilha no mapa mundial, Bob Marley  revolucionou a música, hábitos e comportamentos.Vindo dos guetos de Kingston, capital jamaicana, ele  sofreu preconceito, humilhações e muitas outras formas de ofensas. A música foi a maneira de transformar sua condição.

Bob começou tocando ska e , a raiz do reggae. E em 1963 formou  a banda The Wailers com Peter Tosh, outro grande nome do reggae e também Bunny Wailer. Porem  tempos depois Peter Tosh  e  Bob Marley, que possuíam temperamentos diferentes, seguem caminhos distintos.

Bob Marley com a  sua força musical, politica e religiosa. Sempre se manteve fiel aos seus ideais de denunciar todos os tipos de injustiças sociais, mas sem cair num discurso raivoso,  e sim através  do amor e a fraternidade.

Foi uma ferida no dedão do  pé direito,  que não cicatrizava,  provocada durante uma partida de futebol,  denunciou que Marley sofria de câncer de pele. A doença se espalhou por várias partes do corpo, chegando no final a atingir o cérebro.

Além do seu grande carisma, outro destaque de Bob Marley era a prática da religião rastafari,  que acredita na  buscada da  religação do homem com o deus Jah,  através do uso da cannabis. Nascida no final dos anos 20 o movimento Rasta defende a volta do povo negro as raízes africanas.

A aparência  de Bob Marley também foi marcante. Os cabelos trançados em mechas, formando longos tufos enrolados, são uma tradição milenar, porem mais do que uma identificação visual imediata com o reggae,  os chamados dreads, também definem o estilo de vida rastafári.

Bob Marley se transformou  num mito, seu sucesso hoje é maior do que em vida . Ele foi  o primeiro  “popstar” do  3º mundo. Hoje os  seus descendentes vivem em grande confusão. Brigas por direitos autorais, paternidade, dinheiro e por ai vai, mas o músico que morreu em Miami em 11 de maio de  1981 tem como mais importante  legado  a sua poesia pra gente ouvir, se divertir  e refletir.

 

Confira esta edição 

 

 

entre em contato

musicaecultura@cbncampinas.com.br

produção

Walmir Bortoletto

edição

Paulo Girardi

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

COVID-19

Casos de coronavírus em Campinas
0
DESCARTADOS
0
INVESTIGADOS
0
CONFIRMADOS
0 0
MORTES
Play Video

Ao vivo

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também

Parte 4 de La Casa de Papel chega ao catálogo

O grande destaque “La Casa de Papel” é um dos maiores sucessos da Netflix. Com essa fama e depois de três temporadas, a quarta parte chega ao catálogo. A continuação da série espanhola chega à lista com perguntas a serem respondidas e acompanhada do documentário “La Casa de Papel: O Fenômeno”.