CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Com relicitação, ABV vê nova fase para Viracopos

Após aprovação do Plano de Recuperação Judicial do Aeroporto Internacional de Viracopos de Campinas na Assembleia Geral dos Credores, a concessionária que administra o Terminal prevê mais uma fase desafiadora

Com relicitação, ABV vê nova fase para Viracopos
Foto: Valéria Hein

Após aprovação do Plano de Recuperação Judicial do Aeroporto Internacional de Viracopos de Campinas na Assembleia Geral dos Credores, a concessionária que administra o Terminal prevê mais uma fase desafiadora para o cumprimento deste plano. Pela proposta aprovada, na última sexta-feira, a concessionária concorda em requerer a relicitação de Viracopos no prazo de 15 dias após a homologação do Plano pela Justiça.

Com isso, os credores começam a ser pagos com recursos liberados das contas reservas. Os bancos serão pagos conforme contrato original e a ANAC, no âmbito da relicitação. O Advogado da Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Gustavo Salgueiro, explica que o  Plano foi aprovado pelos credores por 99,9% votos, incluindo a Anac.

Após o requerimento de relicitação, o pedido terá que ser qualificado pela Anac, pela Secretaria de Aviação Civil e pelo Programa de Parcerias de Investimentos – órgão do Ministério da Economia. Na relicitação, a concessionária terá direito a uma indenização antes da entrega do ativo para o próximo investidor. Na prática, a relicitação significa a devolução amigável do Terminal para o Governo para que seja realizada uma nova licitação, quando a  operação será assumida por outro investidor.

Gustavo esclarece que a Brasil Viracopos não teve outra escolha, por causa da relutância da procuradoria da Anac em reconhecer os desequilíbrios financeiros gerados pelo Governo Federal. De acordo com o advogado da concessionária, são desequilíbrios decorrentes de quebras das regras existentes no contrato de concessão, que causaram um grande prejuízo.

Gustavo cita como exemplo a área, prevista em contrato, de cerca de 15 milhões de m2 no entorno do aeroporto que iria ser disponibilizada para a exploração de Viracopos como um Aeroporto Cidade, o que não ocorreu. A partir da assinatura do Termo Aditivo à Relicitação, haverá um prazo de 60 dias para que a concessionária deixe o processo de Recuperação Judicial, que foi iniciado em 2018.

Compartilhe

Conteúdos