clique no player abaixo para ouvir o programa na integra:
Em algum momento que você utiliza internet, já deve ter pipocado na sua tela uma promessa incrível: “fique mais jovem com esse tratamento simples!”. Normalmente, o aviso milagroso era acompanhado de algum vírus que infecta o seu computador.
Uma empresa chamada Libella Gene Therapeutics está desenvolvendo um método genético que promete garantir esse resultado e reverter o envelhecimento em até 20 anos.
Eles estão dispostos a oferecer um tratamento experimental a idosos de uma clínica do norte de Bogotá, na Colômbia. O problema? O preço salgado. A empresa cobra mais de 1 milhão de dólares para isso.
O método consiste em aumentar as extremidades livres de cromossomos que garantem a replicação de DNA. O encurtamento delas, segundo a empresa, estão associados ao envelhecimento. Assim, seria possível retardar, prevenir ou até reverter o processo.
Entretanto, alguns cientistas estão com a pulga atrás da orelha com esse tratamento. O pesquisador da Universidade de Minnesota, Leigh Turner suspeita o fato da empresa oferecer o tratamento fora dos Estados Unidos. Segundo ele, seria para evitar a regulação local. O custo do tratamento experimental também é alarmante para acadêmico.
Outros especialistas estão com medo de que fazendo o processo de alongamento, as células podem se multiplicar muito rapidamente, proporcionando o crescimento de tumores.
E você? Acha que o tratamento pode realmente rejuvenescer? Ou acha pode ser algo muito perigoso para saúde? Quero saber sua opinião, me procure no instagram, twitter e no facebook para gente continuar este diálogo.
Você não sabe o que é um podcast? Assiste o vídeo e veja como é simples acompanhar estes novos conteúdos da CBN Campinas.
Samuel Leite é jornalista, especialista em inovação e líder da Digitale – agência de publicidade digital