Ouça ao vivo

Empresa promete rejuvenescimento, porém método preocupa cientistas.

Em algum momento que você utiliza internet, já deve ter pipocado na sua tela uma promessa incrível: “fique mais jovem com esse tratamento simples!”. Normalmente, o aviso milagroso era acompanhado de algum vírus que infecta o seu computador.

clique no player abaixo para ouvir o programa na integra:

Em algum momento que você utiliza internet, já deve ter pipocado na sua tela uma promessa incrível: “fique mais jovem com esse tratamento simples!”. Normalmente, o aviso milagroso era acompanhado de algum vírus que infecta o seu computador.

Uma empresa chamada Libella Gene Therapeutics está desenvolvendo um método genético que promete garantir esse resultado e reverter o envelhecimento em até 20 anos.

Eles estão dispostos a oferecer um tratamento experimental a idosos de uma clínica do norte de Bogotá, na Colômbia. O problema? O preço salgado. A empresa cobra mais de 1 milhão de dólares para isso.

O método consiste em aumentar as extremidades livres de cromossomos que garantem a replicação de DNA. O encurtamento delas, segundo a empresa, estão associados ao envelhecimento. Assim, seria possível retardar, prevenir ou até reverter o processo. 

Entretanto, alguns cientistas estão com a pulga atrás da orelha com esse tratamento. O pesquisador da Universidade de Minnesota, Leigh Turner suspeita o fato da empresa oferecer o tratamento fora dos Estados Unidos. Segundo ele, seria para evitar a regulação local. O custo do tratamento experimental também é alarmante para acadêmico. 

Outros especialistas estão com medo de que fazendo o processo de alongamento, as células podem se multiplicar muito rapidamente, proporcionando o crescimento de tumores. 

E você? Acha que o tratamento pode realmente rejuvenescer? Ou acha pode ser algo muito perigoso para saúde? Quero saber sua opinião, me procure no instagram, twitter e no facebook para gente continuar este diálogo.

 


Você não sabe o que é um podcast? Assiste o vídeo e veja como é simples acompanhar estes novos conteúdos da CBN Campinas.

Samuel Leite é jornalista, especialista em inovação e líder da Digitale – agência de publicidade digital

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Como a inteligência artificial está se aproximando da criatividade humana.

A inteligência artificial (IA) está se desenvolvendo rapidamente, mas ainda há um longo caminho a percorrer antes que ela possa alcançar o que chamamos de inspiração. Apesar de alguns avanços notáveis, a IA ainda não tem consciência, ou seja, não tem a capacidade humana de sentir, ou de gerar novas ideias.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.