João Dória rebate desafio sugerido por Bolsonaro

Foto: Flávio Botelho

O governador de São Paulo, João Doria, do PSDB, criticou o presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre a questão dos impostos dos combustíveis. No último dia 5, Bolsonaro afirmou que está preparado para o zerar os impostos federais sobre os combustíveis se os governadores também zerarem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, ICMS, cobrado pelos estados. A afirmação foi feita em tom de desafio a jornalistas no Palácio da Alvorada, em Brasília.

Em sua conta no Twitter, nesta semana, Jair Bolsonaro culpou os governos estaduais pelo custo dos combustíveis não cair nas bombas. Segundo o presidente, os “governadores cobram em média 30% de ICMS sobre o valor médio cobrado nas bombas”, e não admitem perder receita. Um dia após o desafio feito por Bolsonaro, João Dória disse que a Petrobras é competência do Governo Federal e ironizou dizendo que não governa através das redes sociais.

“Nós temos que tratar os temas republicanos com respeito e com responsabilidade. Não se pode jogar nas costas de 27 governadores a responsabilidade da redução dos combustíveis na bomba. O Governo Federal é que controla a Petrobras e detém três impostos que incidem diretamente nos valores e pode reduzir e tomar as atitudes. Não creio que vá reduzir, mas, se entender que deve fazer, tudo bem. Mas nós entendemos que a melhor forma de governar não é pelo WhatsApp. Os governadores podem ajudar, mas sem populismo”, afirmou.

A critica do governador do estado foi feita durante  inauguração de obras em Itupeva. João Dória esteve na cidade para dar inicio a obras de ampliação do sistema de coleta de esgotos no município. A obra orçada em R$ 9 milhões está programada para ser concluída em 2022. Foi anunciado também investimentos de R$ 10 milhões na área da Educação. Durante a cerimônia, o governador assinou autorização para o recapeamento de 16 km de vias e a interligação de uma avenida com uma estrada da cidade por meio da construção de uma ponte com 45 metros de extensão.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Zé Carlos renuncia ao cargo de vereador após admitir pedido de propina

Valinhos amplia gratuidades e reduz tarifa de ônibus; novas regras começam a valer nesta terça

Adolescente morre após ser baleada durante assalto em Hortolândia

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.