clique no player abaixo para ouvir o programa na integra:
A equipe da Biometals, formada por pesquisadores do Instituto de Química e da Faculdade de Medicina da Universidade de Campinas, a Unicamp, desenvolveram um tratamento alternativo do câncer de pele.
Atualmente, a forma de combater a doença pode acabar mutilando a região que recebe o tratamento, como nariz e lábio. A equipe Biometals criou um tratamento aplicado de forma tópica, ou seja, aplicado na pele como uma espécie de pomada na área afetada.
O composto desenvolvido é colocado na pele como uma espécie de curativo e, aos poucos, libera a substância que vai cuidar do problema. A grande vantagem é a facilidade, já que o curativo não precisa ser trocado em pouco tempo.
O grande benefício é para usuários do Sistema Único de Saúde, o SUS, que podem realizar o tratamento a distância. Já foram feitos testes em camundongos, comprovando a eficácia tanto do curativo quanto do composto.
Ainda são necessários alguns testes em mamíferos e em humanos para inicializar a comercialização do composto, mas, o prognóstico é bem positivo para um futuro próximo.
Você não sabe o que é um podcast? Assiste o vídeo e veja como é simples acompanhar estes novos conteúdos da CBN Campinas.
Samuel Leite é jornalista, especialista em inovação e líder da Digitale – agência de publicidade digital.